Image and video hosting by TinyPic

selo 38

A Importância da Tanatopraxia.

 

A Tanatopraxia é a mais moderna e eficiente técnica de higienização e conservação temporária de cadáveres, traz benefícios ao meio ambiente, à saúde pública, aos familiares, à memória do ente falecido e ao setor funerário como um todo. 

Porque o tema é bastante amplo, pretendo discorrer em pequenos textos para que os colegas funerários possam acompanhar e opinar sobre o mesmo.

1) Meio ambiente:
Em pesquisa científica realizada pela INVOL e a PROTANATO, coordenada pelo médico e professor Dr. Sergio Fiuza, com chancela da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, ficou comprovada a proteção do meio ambiente tendo em vista dois fatores:

a) Porque a tanatopraxia é executada usando formaldeído em baixas concentrações o cadáver tem uma decomposição “mais limpa”, a medida que o formaldeído evapora do corpo este passa a ser decomposto gradualmente por micro-organismos de decomposição presentes no meio ambiente. Os micro-organismos patológicos são eliminados e após a evaporação do formol as bactérias saprófitas processam a decomposição.

b) Em decorrência de a decomposição se processar de forma gradual a formação de necrochorume é reduzida e substâncias nocivas à saúde humana, ou não são produzidas ou é de pouco volume, assim, o potencial poder de contaminação do solo é praticamente nulo.

A mesma pesquisa mostrou que medidas de segurança anulam o poder de contaminação do solo pelo necrochorume, essas medidas passam pela construção adequada do jazigo para impedir que água da chuva invada seu interior, corpo devidamente conservado pela tanatopraxia e o fundo da urna protegido pelo manto protetor de necrochorume fabricado exclusivamente pela Invol.

2 - Beneficios aos familiares do ente falecido.

Julgo que o maior benefício que a tanatopraxia possa trazer aos familiares e amigos do ente falecido é o conforto psicológico transmitido pela sua aparência serena, de descanso e bem estar eterno.

Porque o ser humano acredita que a morte não é o fim, que existe algo além da vida, que de alguma maneira ou forma é eterno, potencializa seus sentimentos pela imagem que o ente falecido transmite.

A fisionomia é modificada pela doença, pelos tratamentos e remédios recebidos, por acidentes e também pelos fenômenos transformativos da morte. Essa fisionomia da morte classificada como “feia” transmite uma imagem de sofrimento, de abandono, de fraqueza e, porque é a imagem que acompanhará o ente falecido para a eternidade, a família e amigos tem sua dor ampliada por achar que o ente ficará eternamente sofrendo.

A tanatopraxia executada por um profissional treinado, qualificado e consciente da importância da boa aparência facial do ente falecido atinge o objetivo de amenizar a dor, o sofrimento pela perda e transmitir o sentimento de alívio, de descanso; Que apesar do ente querido ter falecido tudo foi feito por ele, que está bem e que passará a eternidade num lugar bom e sem nenhum sofrimento ou abandono.

4- Benefícios da tanatopraxia à memória do ente falecido.

Durante a vida as pessoas acumulam muitos bens tanto materiais quanto bens intangíveis que são relacionados aos sentimentos que outras pessoas guardam delas. Todos esses bens, quando lembrados são imediatamente relacionados à fisionomia de quem os deixou.

Natvig Dingman autor do livro “Cirurgia das Fraturas Faciais” escreveu a notória frase:

“Ainda que homens se tornem conhecidos por seus feitos são reconhecidos por suas faces”.

Todas as pessoas que vão a um velório têm a intenção de levar seus sentimentos à família enlutada e também de fazer uma última visita para o ente falecido e prestar suas homenagens.

Quando os visitantes chegam ao velório e se dirigem até a urna seus olhares são direcionados diretamente à face da pessoa falecida, é a primeira coisa a ser focada, é o centro de atenção. Fazem isso porque o rosto, a imagem representa tudo o que ela foi e essa ultima imagem é a que ficará gravado na memória de todos que participaram do velório, por isso de tamanha importância que esse rosto esteja com aparência o mais próximo possível de quando em vida para que sua imagem seja lembrada por tudo quanto de bom fez nesta vida e não pelo sofrimento da morte.

Histórico

Notícias mais lidas