selo 40

A origem das coroas de flores nos velórios

As coroas de flores estão sempre presentes no velórios homenageando a pessoa querida que faleceu.

Origem das coroas de flores no Brasil e no Mundo.

As coroas de flores estão sempre presentes no velórios homenageando a pessoa querida que faleceu. Seja ela de Luxo ou simples, no brasil como e vários países do mundo este costume é muito forte e sempre há alguma homenagem com flores, por mais singela que seja.

No início, os velórios eram realizados nas casas das famílias e todos os parentes e pessoas próximas compareciam e entregavam flores. Com o surgimento de lugares próprios para isso, muitos não podiam se deslocar até o local do velório e passaram a enviar as flores e cartas, que muitas vezes, na emoção do momento, não eram lidas.

Para mostrar a todos que, mesmo não comparecendo, aquela pessoa se importava com o morto, passou-se a enviar coroas de flores e a faixas com um recado em letras garrafais. Assim, todos os presentes poderiam saber quem enviou e também ler a mensagem.

Para os primeiros cristãos, a coroa de flores simbolizava o próprio Deus ali presente. A forma geométrica representa o infinito em muitas culturas antigas. Por esse motivo que surgiu o pensamento da coroa de flores como representação, definindo Deus como “Aquele que está em toda parte” e é eterno (“Eu Sou o Alfa e o Ômega”).

Confira abaixo o significado de cada tipo de flor em uma coroa de flores

Crisântemo

crisantemo

Por ser muito resistente, o crisântemo é a flor mais utilizada, ela tem um grande valor simbólico representando vida completa e sinceridade, além de ter uma beleza inconfundível.

Essas flores são utilizadas para representar tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva, sendo essas as flores preferidas na confecção de coroas e ornamentação de urna. E também utilizada para enfeitar tumulos no dia de finados.

Rosa Branca

rosas-brancas

São consideradas flores que representam paz e harmonia

Copo de Leite

copo-de-leite

A Flor Copo de Leite é uma espécie que significa paz, tranquilidade, pureza e calma

Lírio

lirios

O lírio é uma flor muito antiga e sua história mistura-se às crendices, lendas, misticismo, simpatias e religião. O lírio está ligado principalmente a pureza e a brancura. Além disso, um dos significados atribuídos à palavra Lírio é Amor Eterno, quem o batizou assim foram os povos chineses.

 

Fonte

Histórico

Notícias mais lidas